Por que estudar latim?
Olá!
A primeira coisa que você precisa fazer antes de começar a estudar o latim é ESTABELECER o seu objetivo. A motivação para estudar o latim deve estar CLARA para você DESDE O INÍCIO. Se possível, escreva o seu objetivo em algum lugar e tenha-o diante dos olhos.
Por que, afinal, você quer estudar latim?
– Para ler Cícero? Quais obras mais especificamente? As filosóficas? Os discursos? As cartas?
– Para ler Santo Agostinho? Qual livro?
– Para ler Santo Tomás? A Suma Teológica? A Suma contra os gentios?
– Para ler Erasmo? O quê? Os diálogos? Elogio da loucura?
– Para ler as histórias de Tito Lívio, Suetônio e Tácito?
– Para ler Virgílio?
– Para ler Sêneca?
– Para ler o Código de Direito Canônico?
– Para ler a Vulgata? Que parte? O Pentateuco? Qual Evangelho?
Quanto mais preciso for o seu objetivo, melhor. É essa decisão que orientará tudo nos seus estudos, como os materiais que deverá comprar, o curso que deverá seguir e assim por diante.
Se você tomar a decisão de estudar latim só porque fulano falou que era importante ou por alguma razão vaga (aprimorar o raciocínio lógico, saber melhor o português, ficar mais concentrado nas coisas, a beleza do latim, a “chiqueza” de saber latim, etc.), em algum tempo o latim deixará de fazer sentido para você e a tendência será abandonar os estudos sem chegar a lugar nenhum. Em termos mais pesados, você FRACASSARÁ. Ora, como você quer ter êxito em algo sem sequer saber para onde está indo?
Estabeleça uma primeira meta e cumpra-a. Cumpriu-a? Maravilha! Parabéns pelo sucesso!
Deseja perseverar nos estudos do latim? Ótimo! Defina outra meta, que pode ser ler outro autor ou outra obra, tornar-se capaz de escrever textos originais em latim (um romance, sua vida, seus pensamentos, etc.), conseguir manter diálogos em latim entre outros, e estude até cumpri-la.
De degrau em degrau, de objetivo em objetivo, você certamente fará grandes progressos.
William Bottazzini